ANAIS DO ENCONTRO DE ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ISSN 2594-6641
O Encontro de Economia Política Internacional acontece no âmbito do Programa de Pós-graduação de Economia Política Internacional, PEPI. O Programa talvez seja único ou um dos poucos programas de pós-graduação em economia política internacional, em todo o Brasil. Sua concepção acadêmica sustenta-se sobre um tripé indissociável formado pela História, a Política e a Economia, tendo como grandes linhas de pesquisa: 1. Poder Global e Geopolítica do Capitalismo; 2. História dos Sistemas Interestatais; 3. Estratégia e Desenvolvimento. Neste sentido, o programa tem como objetivo principal contribuir para a formação de acadêmicos capazes de compreender a conjuntura e a história mundial. A partir de uma metodologia que enfatiza a compreensão histórica do funcionamento do sistema interestatal contemporâneo, os esforços acadêmicos do PEPI se voltam para o estudo das relações entre os fluxos de capital, a indústria, a tecnologia, os recursos naturais, o território, a guerra e a diplomacia, articulando organicamente a História, a Ciência Econômica, a Geopolítica e os estudos de Relações Internacionais. O PEPI-IE-UFRJ congrega professores doutores com formações em campos variados, mas articulados interdisciplinarmente em um esforço conjunto para a produção de análises e interpretações que contemplem múltiplas dimensões da Economia Política Internacional.
O evento tem como objetivo congregar intelectuais (graduandos, pós-graduandos e professores/pesquisadores) que estudem temas atinentes às problemáticas do referido campo de pesquisa em um ambiente agradável e propício à troca de ideias e à criação de novas redes de sociabilidade e canais de comunicação entre diferentes instituições. Este projeto decorre da percepção de uma demanda reprimida por eventos no referido campo de pesquisa, tendo a ambição de tornar-se o primeiro de muitos encontros entre os acadêmicos da área.
O I ENEPI aconteceu em 2016. Os Anais do I Encontro de Economia Política Internacional se concentraram nos seguintes Grupos de Trabalhos (GT): GT1 - Sistema Internacional, Moeda e Finanças, com temas relacionados a Hierarquia monetária e Sistema Internacional as Crises e transformações no Sistema Financeiro Internacional; GT2 - Geopolítica, Segurança e Desenvolvimento, cujos debates se concentraram na Defesa e Desenvolvimento Econômico, Geopolítica, Energia e Meio Ambiente, Geopolítica da Eurásia, Geopolítica da América do Sul e dinâmicas regionais de segurança e conflito; GT 3 - Integração Regional cujas temáticas abordavam a Política Externa e Poder na Integração Sul-Americana , Desafios da Integração Regional, Europa, África e Ásia: Experiências de integração e as Influências na América do Sul e Dimensões Simbólicas e Sociabilidades Alternativas na Integração; GT 4 - Hegemonias, Contra-Hegemonias e Movimentos Antissistêmicos, dialogando acerca dos Desafios dos países emergentes, Democracias, contra-hegemonias e movimentos sociais no século XXI e Hegemonias mundiais e transições de poder no sistema internacional; e o GT 5 - Teoria e História em Economia Política Internacional, relacionando Teoria e História em Economia Política Internacional.
O II ENEPI aconteceu em 2017. Os Anais do II Encontro de Economia Política Internacional se concentraram em: GT1 - hierarquias monetárias internacionais, moedas e crises e finanças internacionais; GT2 – dilemas e desafios de defesa na geopolítica, latino-americana, estratégia e geopolítica na América, Ásia-Pacífico e geopolítica dos mares, dinâmicas e conflitos no Oriente e dimensões da Guerra Fria no jogo de poder euroasiático; GT 3 – Brasil estratégia e desenvolvimento, políticas nacionais de crescimento e desenvolvimento, ascensão chinesa e desafios no cenário internacional, busca pelo desenvolvimento na América Latina inserção no sistema internacional e desenvolvimento e visões ampliadas, GT4 - integração sul-americana interesses e desinteresses, política externa na américa latina, dinâmicas e dilemas no hemisfério norte, américa do sul no século XXI, política externa brasileira e seus agentes, África, BRICS análises de um sistema em transformação e brasil no mundo uma análise teórica e histórica de política externa; o GT 5 – interpretações críticas sobre Estado e desenvolvimento, história, imperialismo e dependência, a construção da nação e as transformações do sistema; e o Fórum de Graduação - Estado e relações transfronteriças, geopolítica, instituições econômicas, teoria e experiências nacionais e América do Sul.
ISSN 2594-6641